quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parábola do filho pródigo


Certo homem tinha dois filhos ; o mais moço deles disse ao pai : Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe . E ele repartiu os haveres.
Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá gastou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade .
Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos. Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada .
Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome !
Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi : Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores;
E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou .
E o filho lhe disse : Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
- O pai, porém, disse aos seus servos :
Traga depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
traga também e matai o novilho cevado. Comamos e festejamos; porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a festejar.
Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo .
E ele informou: veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.
Ele se indignou e não queria entrar, saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo.
Mas ele respondeu a seu pai. Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos;
vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado
Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, você sempre está comigo; tudo o que é meu é teu.
Entretanto, era preciso que nós festejássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado .

Ensinamento:

O filho pródigo simboliza a humanidade descrente, que usa de todos os bens que Deus deu, tais como o corpo, uma boa saúde, uma mente sã ... etc. E recusou o carinho do PAI. Achando melhor curtir a vida da forma que bem entende, machucando-se com suas próprias atitudes, seus próprios caminhos.
Mas Deus é misericordioso, e não vê a hora de ver você voltando pros braços dele, pro carinho, afago, e a verdadeira felicidade que só ele pode proporcionar. Pode ter certeza que quando isso acontecer ele vai preparar uma grande festa nos céus, e vai dar-te o que sempre foi seu e você nunca deu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário