segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conheça Jah


Todos se perguntam: Quem é Deus? Apesar de definirmos conceitos, sempre estarão aquém de uma verdadeira descrição de Deus. Apenas confessamos que ele é o mysterium tremendum. Poderíamos dizer que ele é um espírito perfeito, um ser infinito, absoluto, daí os prefixos omnis em onipotente, onisciente e onipresente. Isso nos leva a suposição que Deus é em grau infinito o que experimentamos em pequena medida. Temos fé para crer na infinitude de Deus apesar de não termos experiências com o infinito, nem possuirmos linguagem capaz de descreve-la. Apesar de muitas vezes dizermos que desse ou de outro modo Deus não opera, é simplesmente porque as atitudes praticadas pelo homem o fazem limitar o operar de Deus dentro do seu coração, ou fere princípios de sua justiça e santidade.


Somos inegavelmente criaturas limitadas. Deus que criou assim estabeleceu, apenas compreendemos que Deus é infinitamente superior e por mais que tentamos chegar a uma idéia, ela sempre nos fugirá, pois se dissermos o quanto Deus é poderoso, Ele não será mais onipotente, pois coube em nossa pequena mente saber o quanto ele é onipotente, assim acontece com a sua onipresença e onisciência.


Salomão tentou compreender, e achou esse conhecimento um fardo e que sempre este conhecimento traria tristeza pois por mais que se aprofundasse nos mistérios de Deus nunca alcançaria o fundo (Ecl. 1:18), mesmo sendo considerado o maior sábio da história, chegou à conclusão que a vida se resumia em se alegrar com o fruto do trabalho (Ecl. 9:7-10), sendo que, mais tarde daria conta a Deus (Ecl. 11:9). Ao dobrar-se diante o poderio do Senhor, Salomão resumiu: “De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos, pois isto é todo o dever do homem.”

A Bíblia nos recomenda a conhecer ao Senhor sempre (Os. 6:3), conhecer os seus mandamentos e poder para não errarmos (Mc.12:24). Não importa como o chamamos, Deus, Jeovah, Yahweh, Jah, ele sempre será Deus, pois ele disse: “Eu Sou o Senhor, Este é o meu nome.” (Is. 42:8).


A Palavra JAH, vocábulo usado pelos jamaicanos para designar Deus, tem origem em Salmos 68:4, é uma abreviatura do nome Jeovah ou Yahweh. O nome Elias significa: “Meu Deus é Jeovah” na transliteração é Elijah, uma junção dos nomes El – Deus e Jah – Jeovah ou seja: Meu Deus é Jah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário