sábado, 27 de março de 2010

|| Arte de Banksy ||

"Distribuição de renda disproporcional
Em contrapartida valorização do consumo material
Politicagem ganha bem e passa um bom natal
E o pobre fica na vontade e paga o pato no final
Eu sei, protesto na mídia não vende, não é comercial

Eu sei, parte dela só serve pra dar anestésico mental
Eu quero ouvir a voz de quem não se corrompe e é
honesto não importa a sua condição social."

(Aline Duran - Bem-vindo a Selva)
.

Tradução: "So Much Things To Say" - Bob Marley


"So Much Things To Say - Muitas coisas à dizer"

Eles tem muitas coisas à dizer Oo-ooh!
Eles tem muitas coisas à dizer agora .
Mas eu nunca esquecerei de nenhuma forma: eles crucificaram Jesus Cristo
Eu nunca esquecerei de nenhuma forma: Eles roubaram Marcus Garvey por direito
Eu nunca esquecerei de nenhuma forma: Eles deram ascostas para Paul Bogle
Então não esquece sua juventude, quem você é e onde você está na luta
Eles vão fundo, muito fundo em tudo que dizem, eles tem muitas coisas para dizer
Eu & Eu não viemos para luta de sangue e carne mas para lutar contra a crueldade espiritual em lugares altos e baixos
Então, enquanto eles tentam derrubá-lo
Fique firme em orações e agradecimentos à Jah
Porque Eu & Eu não esperamos ser justificados Pelas leis do homem - pelas leis do homem
Oh, na verdade eles me acham culpado
Mas pelas provas de Jah eu sou inocente
Oh, quando a chuva caí
Ela não caí casa do homem do topo - lembrem-se disto...
Eles tem muita coisa pra dizer
Eles tem lá, lá, lá...
Eles dizem lá, todo o tempo...
Muitas coisas pra dizer, sobre rumores
Eles tem muito à dizer sem humor
Eles não sabem o que fazem.
.

sexta-feira, 26 de março de 2010

|| A parábola da vinha e sua aplicação ||


Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.
E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e será pisada; e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.
Ai dos que ajuntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo, até que não haja mais lugar, de modo que habitem sós no meio da terra!
A meus ouvidos disse o Senhor dos exércitos: Em verdade que muitas casas ficarão desertas, e até casas grandes e lindas sem moradores.
E dez jeiras de vinha darão apenas um bato, e um hômer de semente não dará mais do que uma efa.
Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente!
Têm harpas e alaúdes, tamboris e pífanos, e vinho nos seus banquetes; porém não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das mãos dele.
Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento; e os seus nobres estão morrendo de fome, e a sua multidão está seca de sede.
Por isso o Seol aumentou o seu apetite, e abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descem a glória deles, a sua multidão, a sua pompa, e os que entre eles se exultam.
O homem se abate, e o varão se humilha, e os olhos dos altivos se abaixam.
Mas o Senhor dos exércitos é exaltado pelo juízo, e Deus, o Santo, é santificado em justiça.
Então os cordeiros pastarão como em seus pastos; e nos campos desertos se apascentarão cevados e cabritos.
Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de falsidade, e o pecado como com tirantes de carros!
E dizem: Apresse-se Deus, avie a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o propósito do Santo de Israel, para que o conheçamos.
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito!
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por peitas, e ao inocente lhe tiram o seu direito!
Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do santo de Israel,
Por isso se acendeu a ira do Senhor contra o seu povo, e o Senhor estendeu a sua mão contra ele, e o feriu; e as montanhas tremeram, e os seus cadáveres eram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas ainda está estendida a sua mão.
E ele arvorará um estandarte para as nações de longe, e lhes assobiará desde a extremidade da terra; e eis que virão muito apressadamente.
Não há entre eles cansado algum nem quem tropece; ninguém cochila nem dorme; não se lhe desata o cinto dos lombos, nem se lhe quebra a correia dos sapatos.
As suas flechas são agudas, e todos os seus arcos retesados; os cascos dos seus cavalos são reputados como pederneira, e as rodas dos seus carros qual redemoinho.
O seu rugido é como o do leão; rugem como filhos de leão; sim, rugem e agarram a presa, e a levam, e não há quem a livre.
E bramarão contra eles naquele dia, como o bramido do mar; e se alguém olhar para a terra, eis que só verá trevas e angústia, e a luz se escurecerá nas nuvens sobre ela.
.
(Isaías 5)

quarta-feira, 17 de março de 2010

sábado, 13 de março de 2010

A conversão de Bob Marley


A conversão de Bob Marley 1 ano antes dele morrer, será que isso é verdade ? Como aos tais rastafaris sabem, acabam adorando um ser Humuano Selassie, que conta nessa historia bem resumida :

A morte de Bob:

Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.

O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980 Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Finalmente quando ele decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels, não obteve resultados, devido ao avançado quadro de sua doença.

Em 11 de maio de 1981 ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon, em Miami.

————————————————————————————————-

A conversão de Bob:

Cerca de um ano antes morrer, Bob converteu-se ao cristianismo e foi batizado em nome de Jesus Cristo! Tommy Cowan, empresário de Bob, estava junto à ele no momento em que se converteu. Ele disse que Bob ficou 45 minutos chorando e por 3 vezes exclamou gritando:”Jesus my Savior, Jesus Christ!!!””Jesus meu Salvador, Jesus Cristo!!!”

Em uma de suas músicas chamada “So much things to say” (”Muitas coisas para falar”) ele canta:(..)”I never forget no way, how they crucified Jesus Christ”(..)”Eu nunca esqueci não, como eles crucificaram Jesus Cristo”

(..)”Give us the teachings if his majesty because we don’t want the devil’s philosophy”(..)”Nos de os ensinamentos de sua majestade porque nós não queremos a filosofia demoniaca”

Essa última é uma passagem bíblica: I Timóteo cap.4 vers.1.

Rita Marley, sua esposa, disse que na cama do hospital, antes de morrer, agonizando de dor, ele estendeu a mão ao céu e exclamou:”Me leve senhor Jesus Cristo!!!”

Ela mesma diz que ficou confusa quando Bob proferiu essas palavras…Porque ela esperava ouvir o nome de Selassie ao invés de Jesus Cristo.

Após sua morte, em uma entrevista à televisão jamaicana Rita relatou o que acontecera na cama antes de morrer, mas “os grandões” da religião rastafari não gostaram muito. Então ela resolveu não mais falar nisso. Esse fato não repercutiu na Jamaica porque não seria “interessante” à religião rastafari. Nem no site oficial de Bob Marley essa conversa aparece.

Obs.: não existe hierarquia na religião. Rita deve ter se referido àquelas pessoas que divulgam a religião com maior empenho.Eles disseram que não tornaram isso público porque se souberem, diversos rastafaris também vão querer converter-se e aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Extraído de uma de suas Biografias.

Fonte: http://jonatasvidal.blogspot.com/2008/08/conversao-de-bob-marley.html

A verdade e a Parábola (conto Judaico)


Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.

E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.
Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.


Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

- Verdade, por que você está tão abatida? - perguntou a Parábola.

- Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! - respondeu a amargurada Verdade.

- Que disparate! - Sorriu a Parábola. - Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.

*


Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem -na disfarçada.
.


Sobre a verdade absoluta...


Contrariando a Teoria da relatividade, Jesus ratificou a existência da verdade absoluta em si mesmo. Se imaginarmos, por um momento sequer, que a verdade absoluta não existe, estamos validando várias mentiras, já que não existe duas verdades quando uma se opõe a outra.
Não é lógico admitir que existem verdades diferentes. Dessa forma, a minha verdade não seria apenas diferente da verdade do meu próximo, mas também, contrária.
Considere, por um instante, que Hitler matou milhares de pessoas por conta de sua campanha anti-sionista, segundo a teoria relativista, Hitler não poderia ser condenado, pois agiu em nome daquilo que considerava ser a sua própria verdade.
De acordo com a nossa verdade, poderia estar até mesmo errado, mas não para ele. Este é apenas um pequeno exemplo do absurdo que propõe a teoria do relativismo, se elevada as últimas consequências.
.

quinta-feira, 4 de março de 2010

segunda-feira, 1 de março de 2010

Letra: Mato Seco - "Não precisamos de você"


Babilônia, eu tenho algo a lhe dizer

Você não rege nossas vidas e não nos dita regras
Na verdade Babilônia, tenho muito mais a lhe dizer
Que a partir de hoje ando com minhas próprias pernas

Pois sou guiado por Jah
Sou movido e regido por Sua força

Pois sou guiado por Jah
Hoje estou crescido e sei muito bem como são as coisas

Lembro meu irmão, caído em seu chão
Pedindo seu perdão e você não estava alí
E você não estava alí

Lembro meu irmão, caído em seu chão
Pedindo seu perdão e você nem aí
Hoje sei a quem devo seguir

Por isso fogo na Babilônia
Fogo na Babilônia, fogo na Babilônia
Fogo na Babilônia

Pois nós não precisamos de você (2x)

Irmãos e irmãs confundidos por causa de você
Presos em suas terras não conseguem ir adiante
Quem te via hoje não sabe o que fazer
Mas lhe aviso Babilônia as coisas não são como antes

Hoje sei o que devo fazer
Já joguei o seu jogo
Mas não jogo como antes

Hoje uso a sabedoria pra crescer
Como Davi o pequeno que derrotou o grande gigante.

Lembro meu irmão, caído em seu chão
Pedindo seu perdão e você não estava alí
Ah! Você não estava alí

Lembro meu irmão, caído em seu chão
Clamando por perdão e você nem aí
Hoje sei a quem devo seguir

Por isso fogo na Babilônia
Fogo na Babilônia, fogo na Babilônia
Fogo na Babilônia

Pois nós não precisamos de você...


.